Quem é o Diabo?

 
Gostaria de falar um pouco sobre a astúcia do Diabo, discutir um pouco sobre este ser tão falado e temido porém pouco estudado literalmente. Não me disponho a fazer um estudo profundo sobre o assunto, gostaria apenas de deixar claro que nós temos um inimigo que não dorme, não descansa e nunca desistirá de tragar nossas vidas.


Para melhor entendimento do que vou discutir sugiro que você esteja com sua bíblia em mãos para ler "na sua própria bíblia" (me perdoe a redundância) os textos apresentados.
 

Para começar precisamos saber quem é o diabo: Conforme Ezequiel cap. 28 vs. 14 e 15 satanás foi um anjo de Deus, esteve no céus e era o segundo em poder e autoridade. O diabo caiu do céu quando tentou ser igual a Deus (Isaías 14:14), trazendo consigo um terço dos anjos (Lucas 10:18). Está formado então, o exército maligno. Satanás agora como o príncipe das trevas e os demais anjos caidos formando uma casta de principados potestades e dominadores.

A bíblia não diz claramente quando aconteceu a queda do diabo, porém entre a maioria dos teólogos é aceita a teoria de que queda do diabo aconteceu antes da criação do homem. Conforme Genesis cap. 01 vs. 1 e 2 a bíblia fala que Deus criou o céu e a terra e a terra estava sem forma e vazia. É pouco provável que Deus faça uma criação sem forma e vazia, então muitos, como eu, crêem que Deus criou os céus e a terra, e antes que o homem fosse criado houve a queda do diabo; ora o diabo foi expulso do céu, naturalmente deveria ir para algum lugar, então veio para a terra que ficou sem forma e vazia após a chegada do diabo e seus anjos.

Qual a razão de todo o ódio do diabo por nós? A resposta está em Lucas 10:19 e romanos 16:20; o diabo é o segundo em autoridade, ele é onipresente (pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo), oniciente (é conhecedor de toda sabedoria e ciência), foi um anjo de Deus e agora será pisado por um ser inferior a ele. Ou seja, um ser que tem tanto poder será pisado por um simples homem como eu e você. Além do mais o diabo teve a intenção de ser igual a Deus, ele quer ser adorado, então faz tudo o que pode para ter o máximo de pessoas ao seu lado e longe do verdadeiro Deus.

A principal arma do diabo é a astúcia (procure a definição em algum dicionário da língua portuguesa). Eu sempre encontro alguém dizendo "que o diabo não pode mais com aquela pessoa", ou "nisso o diabo não me pega mais"... Eu faço um alerta a todos de que a astúcia do diabo não está limitada a sua fé ou qualquer outra coisa. O diabo é doutorado na matéria homem, ele conhece o 'ser humano' desde a sua criação. É verdade que o diabo não lê nossos pensamentos como Deus, mas ele conhece muito bem seu olhar, seu suor, seus batimentos cardíacos, seu sorriso ou choro.

Quando o diabo fez pecar o homem ele usou a própria verdade a seu favor (Genesis 2: 16 e 17; Genesis 3: a 1 a 7). Deus ordenou a eles apenas que não comessem da árvore, a serpente diz que se eles comessem não morreiram e sim que seria conhecedores do bem e do mau. Isto foi verdade, pois eles comeram, conheceram a verdade (que estavam nus) e não morreram. Posso completar dizendo que eles não morreram na hora, pois eu creio que Deus criou o homem para viver eternamente (como os Ele e os anjos) e o pecado não trouxe só a morte espiritual (afastamento e Deus) como também a morte natural anos mais tarde.

Posso encerrar esta discussão alertando a todos que o nosso inimigo não está brincando de ser diabo, ele é cruel e não perdoa. A sua astúcia está muito além da nossa capacidade ou imaginação.

"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar"
I PEDRO 05:08

Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »

Postagens populares